contador
contador gratuito de visitas
Buscar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Busca avançada

Social bookmarking

Social bookmarking digg  Social bookmarking delicious  Social bookmarking reddit  Social bookmarking stumbleupon  Social bookmarking slashdot  Social bookmarking yahoo  Social bookmarking google  Social bookmarking blogmarks  Social bookmarking live      

Conservar e compartilhar o endereço de livrearbitrio em seu site de social bookmarking

Quem está conectado
1 usuário online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 1 Visitante

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 63 em Sex 29 Mar 2013 - 11:42
Os membros mais ativos da semana

Os membros mais ativos do mês

Top dos mais postadores
Admin (95)
 
marcos a cavalcanti (89)
 
JUVENCIO (79)
 
Montenegro (62)
 
Gilmor (62)
 
Mariana (43)
 
PINHO Cardoso (30)
 
BALTAZAR (30)
 
Carolzinha (23)
 
DaSilva (18)
 

contador
contador gratuito de visitas

A verdade histórica.

Ir em baixo

A verdade histórica.

Mensagem por marcos a cavalcanti em Ter 29 Maio 2012 - 8:18

NO QUE DEVE RESULTAR A COMISSÃO DA VERDADE?
No artigo de autoria de Ricardo Vélez Rodríguez, coordenador do Centro de Pesquisas Estratégicas “Paulino Soares de Sousa”, da UFJF, ele afirma:
a) Sou contra a Comissão da Verdade. Considero, no entanto, que a verdade histórica deve ser pesquisada e apresentada à sociedade, de forma íntegra, para que os cidadãos se ilustrem e escolham a explicação que mais os satisfizer. A verdade histórica é patrimônio da Nação e não pode ser sonegada.
b) Porque ele é contrário e nem mesmo acredita nela?
Eis que uma Comissão da Verdade instaurada pelo governo, com figuras nomeadas por ele, não é a melhor forma de indagar acerca da verdade histórica. Os que melhor podem fazer isso são os historiadores, e, nessa área, o Brasil conta com intelectuais de grande valor, em todos os quadrantes ideológicos. O governo poderia propor que os historiadores apresentassem a sua versão sobre este período histórico. Como a verdade histórica não é algo que possa ser auferido matematicamente, sendo o critério de aceitação a “credibilidade”, cabe aos historiadores oferecer aos cidadãos as suas diferentes versões dos fatos pesquisados, a fim de que eles escolham a que lhes pareça mais crível.
c)- Acho difícil uma Comissão da Verdade, nomeada pelo governo, chegar ao resultado almejado, de reforçar a reconciliação nacional.
d)- Muito mais o PT faria para contribuir a essa reconciliação, se baixasse o tom da sua retórica que, ao longo dos nove anos de governo, tentou colocar negros contra brancos, pobres contra ricos, elites contra povão etc.
O populismo sempre traz consigo essa cilada, de dividir a nação entre os que adoram incondicionalmente o líder populista e os que se contrapõem a ele.
e)- A presidente Dilma, nesse item, tem sido, certamente, muito mais moderada do que o Lula, que em oito anos de governo não conseguiu descer do palanque.
-x-x-x-x-x-x-x-
Grosso modo, todos podem concordar com o ponto de vista deste cidadão, mas, a parte interessada, já conhece o que os historiadores a informaram, através de artigos, livros, depoimentos, enfim todas as fontes e formas necessárias hoje existentes, que também contemplam alguma “credibilidade”. Assim sendo, estas respondem a verdade histórica que deve ser pesquisada e apresentada á sociedade, desejada por ele.
Quanto ao item “d” de seu pensamento, também podemos concordam ou não, mas cada um tem o conhecimento que a divisão da sociedade tem sido a prática de todos os nossos partidos políticos, portanto, são todos populistas ou não?
--x-x-x-x-x-x-x- -
f)- Depois ele diz: Se o que se pretende com a Comissão da Verdade é dar um passo em direção à abolição da Lei de Anistia, considero que a iniciativa constitui um desserviço à nação.
Ora, mais uma vez, todos sabem que este não é o objetivo principal, abolir a lei da anistia, afinal ela é uma lei.
-x-x-x-x-x-x-x-x-
Quanto ao item “f” posso estar errado, mas me parece que o pretendido foi “colocar mais lenha na fogueira”, diante da noticia em que o ex-presidente Lula “supostamente” pressionou o ministro Celso de Mello, nos motivos conhecidos e denunciados pelo ministro á revista Veja.
Se a sociedade informada levar em conta a negativa do fato dado pelo ex-ministro Jobim ao Estadão, nem isso, foi levado em consideração por ele, muito menos pela própria TV Globo, no Jornal Nacional de ontem e mais, ambos tratam sem a menor importância a manifestação do próprio Lula em sua indignação reproduzida por vários veículos de comunicação.
E não por mera coincidência, este artigo que ora reproduzi parcialmente, foi publicado no jornal Gazeta do Povo, que muitos sabem pertencer ao PIG.
De qualquer forma, tenho uma certeza:
Todos aqueles que buscam informações em outros meios, tem a capacidade de fazer seus próprios juízos e julgamentos e até a posição deste cidadão, como outra retória e desserviço á nação?

marcos a cavalcanti

Mensagens : 89
Reputação : 8
Data de inscrição : 27/03/2012
Idade : 72
Localização : Curitiba/Pr

http://marcaocapivari@ymail.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: A verdade histórica.

Mensagem por JUVENCIO em Qui 31 Maio 2012 - 22:54


Conheço muitas pessoas que foram vitimadas pela ditadura militar. Até hoje seus algozes estão impunes, a comissão da verdade é fundamental para o esclarecimento dos fatos a sociedade.

Muita gente nem imagina que empresários financiaram tortura e homicídios, A Folha de SP chegou a emprestar viaturas para a pratica de sequestro.

A Lei de auto-anistia imposta pelos militares não tem o menor valor, dizem os juristas sérios que é incompatível com a Constituição de 1988.

Viva a comissão da verdade!!




JUVENCIO

Mensagens : 79
Reputação : 23
Data de inscrição : 08/12/2011

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum