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RENNES LE CHATEAUX: E O MISTÉRIO MEROVÍNGIO
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RENNES LE CHATEAUX: E O MISTÉRIO MEROVÍNGIO
http://www.juneaustin.co.uk/mysteries/rennes-le-chateaux
Rennes le Chateaux é uma vila adormecida no topo de uma montanha no sudoeste da França, que tem um passado de certa forma misterioso. A área que cerca a vila é impregnada de história e as ruínas Visigodas e Templárias abundam. Este também é o coração do país Cátaro, cujos crentes foram massacrados pela Inquisição em uma das mais longas guerras da história. A vila uma vez abrigou uma população de 30.000 habitantes, mas hoje permanecem aproximadamente uns cem. Os franceses dizem que Rennes leChateaux é para eles o que Glastonbury é para a Inglaterra.
Vista aérea de Rennes-le-Château
Em 1o. de junho de 1885 a vila recebeu um novo sacerdote paroquial, chamado Francois Beringer Sauniere. Até 1891, Sauniere sub-existiu com uma modesta renda de 6 libras por ano. Ela parece ter vivido uma vida de certa forma idílica. Ele empregou uma jovem camponesa, Marie Denarnaud como sua governante, que veio a ser sua companheira por uma longa vida e confidente.
Dentro de poucos meses de sua chegada, Sauniere esteve em problemas por pregar um sermão anti-republicano. Ele foi suspenso, mas reinstalado no verão seguinte. Quando ele primeiramente chegou em Rennes, a Igreja, construída em 1059 e dedicada a Santa Maria Madalena, estava em um estado de desespero. O teto vazava tanto que os paroquianos tinham que usar guarda-chuvas durante os cultos. Sauniere portanto embarcou em um programa de restauração.
As fontes variam sobre de onde vieram os fundos iniciais. Alguns dizem que eles vieram como resultado de tomar emprestado dinheiro dos fundos da vila. Segundo outros, ele recebeu uma doação de 300 francos da Condesa de Chambord, viúva de Henrique V, que ouviu a posição anti-republicana de Sauniere e decidiu pagar a ele uma visita.
Durante as restaurações da Igreja, o sineiro Antoine Captier, supostamente descobriu quatro pergaminhos ocultos dentro de um pilar do altar. Dois deles foram ditos conterem detalhes da linhagem sanguínea das famílias locais, remontando a 1644 e 1244 respectivamente [a data da queda de Montsegur, a última fortaleza Cátara]. Ambos também eram ditos conterem um código secreto. Os outros dois pergaminhos remanescentes foram ditos terem sido escritos e colocados lá pelo Abade Antoine Bigou, em algum tempo durante os anos de 1780. Algumas fontes sugerem que estes pergaminhos também continham detalhes de uma cripta oculta por baixo do altar, com uma lista de seus conteúdos.
Na medida em que a restauração continuava, um azulejo em frente do altar foi levantado. Por baixo dele foi encontrado um entalhe de um caveleiro montado em um cavalo e carregando uma criança, enquanto perto dele um sacerdote celebrava a missa. Isto tem se tornado conhecido como a Pedra do Cavaleiro. Quando a Pedra do Cavaleiro foi removida, algo de grande importância parece ter sido encontrado. Seja o que for que isso fosse, Sauniere despediu os trabalhadores da restauração. Então ele passou dez dias fazendo escavações ele mesmo.
Sauniere falou ao Bispo de Carcassone, Felix-Arsene Billard sobre os pergaminhos e foi chamado a Paris para se encontrar com representantes da Igreja. Eles o aconselharam a levar os pergaminhos para serem decodificados por um jovem homem chamado Emile Hoffet, que naquele tempo, estava em treinamento para o sacerdócio. Hoffet é sabido ter ligações com várias sociedades secretas com as quais entrou em contacto, entre outros, Claude Debussy, que é murmurado ter sido Grão Mestre do misterioso Priorado de Sião, como mencionado no livro Holy Blood and Holy Grail, e mais tarde, no Código Da Vinci.
Durante seu tempo em Paris, Sauneire comprou cópias de três pinturas, uma das quais era “Os Pastores da Arcadia” de Nicholas Poussin. Esta pintura retrata uma cena de três pastores e uma pastora reunidos ao redor de uma tumba, que tem inscrita as palavras ‘Et in Arcadia Ego’. Isso tem sido traduzido como ‘Na Arcadia Eu”. No fundo está uma série de picos que tem sido identificados como estando nas vizinhanças de Rennes le Chateaux. Durante os anos de 1970, a tumba na pintura foi localizada perto da vila de Arques, a seis milhas de Rennes le Chateaux. Infelizmente, ela não existe mais, já que o proprietário das terras se alimentou tanto com os caçadores de tesouro que ele a destruiu.
Notando que parecia estar faltando um verbo na tumba, os autores de “Holy Blood and the Holy Grail” imaginaram se isto pudesse ser um anagrama. Seguindo a mostra de um documentário baseado no trabalho deles, eles foram contactados por um espectador que já tinha arranjado as letras para formar ‘I Tego Arcana Dei’. Em inglês isto significa : ‘Afaste-se! Eu escondo os Segredos de Deus”, criando a especulação que a tumba em algum tempo possa ter hospedado os restos de Jesus, ou de um de seus descendentes, assumindo que ele tivesse algum.
Bérenger Saunière (1852-1917)
Marie Dénarnaud (1868-1953)
Em seu retorno a Rennes, Sauniere reassumiu suas restaurações. Ele também começou a gastar em uma escala sem precedentes. Ele construiu uma torre, a Tour Magdala [a Torre de Madalena] que se equilibra precariamente no lado de uma montanha, uma mansão conhecida como Vila Betania na qual ele viveu, jardins zoológicos e uma biblioteca, bem como uma coleção de trabalhos de artes e antiguidades. Em tudo isso é dito que ele tenha gasto um excesso de 250.000 francos acima de sua renda declarada, uma soma extraordinária de dinheiro para um sacerdote paroquial comum. De onde veio isso é um completo mistério.
Torre Magdala- Rennes-le-Château. Sul de França
Ele também entreteve os vilarinhos e a nobreza igualmente. É dito que ele abriu várias contas bancárias, bem como investiu em ações e cotas de comércio. Seus visitantes incluiram o Secretário de Estado para Cultura Francês e o Arquiduque Johann von Hapsburg, um sobrinho do Imperador da Áustria. É murmurado que Sauniere e o Arquiduque abriram contas bancárias no mesmo dia, e que o Duque depositou uma quantia substancial na conta de Sauniere. Os pagamentos continuaram por vários anos, até mesmo depois que o arquiduque desapareceu.
Saunière com alguns amigos no jardim
Sauniere e Marie também escavaram no pátio da igreja a noite. A inscrição foi apagada na pedra da tumba de Marie, Marquesa de Blanchefort, e as pedras removidas. Marie havia se casado com o último Marquês de Blachefort em 1752. A família dele era descendente do Rei Visigodo Atulph, em cuja família o monarca Merovíngio Dagoberto II também havia se casado. A pedra capital e a placa horizontal também havia sido colocada lá pelo Abade Antoine Bigou em 1791, dez anos depois que Marie havia morrido, pouco antes que Bigou fugisse para a Espanha, na véspera da Revolução Francesa.
Desconhecido por Sauniere embora, a inscrição na pedra na tumba já havia sido copiada. As pedras parecem conter um número de erros, com as palavras deliberadamente mal soletradas e as letras faltando. As últimas poucas palavras devem ler ‘Requiescat in Pace’ ou ‘Decanse em Paz”, mas ao invés elas aparecem como ‘Requies Catin Pace’. Catin é a gíria francesa para meretriz.
O nome da família do marido de Marie é D’Hautpaul e também é mal soletrado como Dhaupoul. Poule também é uma gíria para prostituta, assim isso pode ser traduzido como “alta prostituta” . Talvez então isto tivese algo a ver com Maria Madalena, que é tradicionalmente vista como uma prostituta caída. Talvez isso tivesse a ver com a afirmação do Priorado que os Merovíngios são os descendentes dela.
Segundo os registros da Igreja, havia uma cripta sob a igreja onde membros da família D’Hautpaul, inclusive Marie, foram enterrados. Isto então significaria quje Marie teve duas tumbas. Quando Sauniere descobriu a Pedra do Cavaleiro, ele pode ter descoberto esta cripta e seus conteúdos. Se Marie foi enterrada na Igreja, então o que ou quem estava enterrado no pátio da igreja?
As autoridades da Igreja fizeram um olho cego às travessuras de Sauniere, mas quando o Bispo de Carcassone morreu, seu substituo pediu a Sauniere que explicasse sua riqueza. Ele declarou que ela tinha vindo sob a forma de doações, e se recusou a revelar seus benfeitores, afirmando que o dinheiro tinha sido doado sem o conhecimento das famílias deles. Se verdade, então eles eram indivíduos excepcionalmente ricos para que tais somas passassem desapercebidas do resto de suas famílias. O novo bispo então transferiu Sauniere para uma nova paróquia, mas ele se recusou a mudar. O Bispo então o acusou de simonia [vender missas] e Sauniere foi subsequentemente suspenso. Ele apelou ao Vaticano e foi reinstalado, sugerindo que eles sabiam o segredo de sua riqueza e de onde ela tinha vindo.
Em 17 de janeiro de 1917, com 65 anos, Sauniere sofreu um ataque cardíaco. Um sacerdote foi chamado para administrar os últimos sacramentos e ouvir sua confissão final. É dito que ele saiu pouco depois, visivelmente abalado, tendo se recusado a dar a absolvição. Sauniere viveu apenas mais cinco dias e morreu em 22 de janeiro.
A leitura de seu testamento foi avidamente antecipada, mas para surpresa de todo mundo ele foi declarado completamente sem dinheiro, já que antes de sua morte toda sua riqueza havia sido transferida para sua governanta, Marie Denarnaud.
Depois da Segunda Guerra Mundial, como meio de pegar os evasores de impostos e colaboradores do tempo de guerra, o governo francês emitiu uma nova moeda. Os cidadãos eram obrigados a contabilizarem todos os seus fundos quando trocavam a velha moeda pela nova. Marie foi dita ter sido vista no jardim da Vila Betania enterrando grandes quantidades do velho dinheiro.
Depois de sua morte, o corpo de Sauniere foi sentado ereto, a ar aberto, enquanto os vilarinhos passavam, cada um pegando as franjas de sua batina. Isto traz a mente a crença que os poderes sobrenaturais dos Merovíngios se estendiam até mesmo as franjas de suas vestes. Talvez então o próprio Sauniere fosse um descendente Merovingio? Talvez ele tivesse chantageado outros de descendência Merovíngia, extorquindo dinheiro para que ele não revelasse o paradeiro deles. Talvez a Igreja o estivese pagando para manter segredo a respeito da continuação desta linhagem.
Em 1946, a Villa foi vendida a Noel Corbu, um homem de negócios, com o entendimento que Marie podia continuar a viver lá pelo resto da vida dela. Segundo o escritor francês Gerard de Sede, Corbu pode ter estado atuando em conluio com o Vaticano, que estava desesperado para por as mãos na propriedade. Corbu sugere que a Igreja havia feito várias tentativas de persudir Marie a vender, mas ela recusou.
Seja qual for a verdade, Corbu pediu ao Vaticano uma garantia e eles deram o passo não usual de enviar um embaixador papal diretamente a Carcassone para lidar com a matéria. Este não foi nenhum outro que o Cardeal Roncalli, que mais tarde se tornou o Papa João XXIII. A garantia foi inicialmente recusada mas o Vaticano mais tarde mudou de idéia, o que aumenta a especulação.
É dito que Marie prometeu a Corbu que antes que ela morresse ela contaria a ele um segredo que o tornaria um homem rico e poderoso. Contudo, em 29 de janeiro de 1953, aos 85 anos, ela sofreu um derrame que a deixou incapaz de falar. Para frustração de todo mundo, ela morreu pouco depois, levando o segredo com ela.
Quanto a Corbu, ele vendeu a Villa em 1962, e comprou um castelo que formalmente havia pertencido aos Cátaros. Em 28 de maio de 1968, um caminhão esmagou o carro dele. Segundo as testemunhas, o caminhão tinha estacionado ao longo da estrada. Quando o carro de Corbu passava, ele foi esmagado com ele ainda dentro.
Henry Lincoln, co-autor de “”Holy Blood and the Holy Grail”, primeiramente se tornou interessado nesta história em 1969. Em fevereiro de 1972, o primeiro dos três documentários foi mostrado, intitulado “O Tesouro Perdido de Jerusalém?”. Lincoln subsequentemente recebeu uma carta de um sacerdote anglicano aposentado que afirmou que o que Sauniere havia desenterrado era a prova de que Jesus não morreu na cruz. O sacerdote afirmou haver recebido esta informação de um colega clérigo anglicano, Canon Alfred Leslie Lilley, que durante sua juventude havia trabalhado em Paris com Emile Hoffet.
Os autores de “Holy Blood and the Holy Grail” tem por duas vezes tido os relevantes arquivos no Vaticano examinados para informação sobre Sauniere. Em ambas ocasiões, seus pesquisadores relataram que nada podia sr encontrado. Não havia registros nem mesmo que ele tivesse existido. Isto parece de certa forma estranho, e sugere que toda informação a respeito de Sauniere tinha sido por alguma razão deliberadamente removida.
Então permanecem duas perguntas: O que Sauniere descobriu? E de onde veio a riqueza dele?
(segue...)
Rennes le Chateaux é uma vila adormecida no topo de uma montanha no sudoeste da França, que tem um passado de certa forma misterioso. A área que cerca a vila é impregnada de história e as ruínas Visigodas e Templárias abundam. Este também é o coração do país Cátaro, cujos crentes foram massacrados pela Inquisição em uma das mais longas guerras da história. A vila uma vez abrigou uma população de 30.000 habitantes, mas hoje permanecem aproximadamente uns cem. Os franceses dizem que Rennes leChateaux é para eles o que Glastonbury é para a Inglaterra.
Vista aérea de Rennes-le-Château
Em 1o. de junho de 1885 a vila recebeu um novo sacerdote paroquial, chamado Francois Beringer Sauniere. Até 1891, Sauniere sub-existiu com uma modesta renda de 6 libras por ano. Ela parece ter vivido uma vida de certa forma idílica. Ele empregou uma jovem camponesa, Marie Denarnaud como sua governante, que veio a ser sua companheira por uma longa vida e confidente.
Dentro de poucos meses de sua chegada, Sauniere esteve em problemas por pregar um sermão anti-republicano. Ele foi suspenso, mas reinstalado no verão seguinte. Quando ele primeiramente chegou em Rennes, a Igreja, construída em 1059 e dedicada a Santa Maria Madalena, estava em um estado de desespero. O teto vazava tanto que os paroquianos tinham que usar guarda-chuvas durante os cultos. Sauniere portanto embarcou em um programa de restauração.
As fontes variam sobre de onde vieram os fundos iniciais. Alguns dizem que eles vieram como resultado de tomar emprestado dinheiro dos fundos da vila. Segundo outros, ele recebeu uma doação de 300 francos da Condesa de Chambord, viúva de Henrique V, que ouviu a posição anti-republicana de Sauniere e decidiu pagar a ele uma visita.
Durante as restaurações da Igreja, o sineiro Antoine Captier, supostamente descobriu quatro pergaminhos ocultos dentro de um pilar do altar. Dois deles foram ditos conterem detalhes da linhagem sanguínea das famílias locais, remontando a 1644 e 1244 respectivamente [a data da queda de Montsegur, a última fortaleza Cátara]. Ambos também eram ditos conterem um código secreto. Os outros dois pergaminhos remanescentes foram ditos terem sido escritos e colocados lá pelo Abade Antoine Bigou, em algum tempo durante os anos de 1780. Algumas fontes sugerem que estes pergaminhos também continham detalhes de uma cripta oculta por baixo do altar, com uma lista de seus conteúdos.
Na medida em que a restauração continuava, um azulejo em frente do altar foi levantado. Por baixo dele foi encontrado um entalhe de um caveleiro montado em um cavalo e carregando uma criança, enquanto perto dele um sacerdote celebrava a missa. Isto tem se tornado conhecido como a Pedra do Cavaleiro. Quando a Pedra do Cavaleiro foi removida, algo de grande importância parece ter sido encontrado. Seja o que for que isso fosse, Sauniere despediu os trabalhadores da restauração. Então ele passou dez dias fazendo escavações ele mesmo.
Sauniere falou ao Bispo de Carcassone, Felix-Arsene Billard sobre os pergaminhos e foi chamado a Paris para se encontrar com representantes da Igreja. Eles o aconselharam a levar os pergaminhos para serem decodificados por um jovem homem chamado Emile Hoffet, que naquele tempo, estava em treinamento para o sacerdócio. Hoffet é sabido ter ligações com várias sociedades secretas com as quais entrou em contacto, entre outros, Claude Debussy, que é murmurado ter sido Grão Mestre do misterioso Priorado de Sião, como mencionado no livro Holy Blood and Holy Grail, e mais tarde, no Código Da Vinci.
Durante seu tempo em Paris, Sauneire comprou cópias de três pinturas, uma das quais era “Os Pastores da Arcadia” de Nicholas Poussin. Esta pintura retrata uma cena de três pastores e uma pastora reunidos ao redor de uma tumba, que tem inscrita as palavras ‘Et in Arcadia Ego’. Isso tem sido traduzido como ‘Na Arcadia Eu”. No fundo está uma série de picos que tem sido identificados como estando nas vizinhanças de Rennes le Chateaux. Durante os anos de 1970, a tumba na pintura foi localizada perto da vila de Arques, a seis milhas de Rennes le Chateaux. Infelizmente, ela não existe mais, já que o proprietário das terras se alimentou tanto com os caçadores de tesouro que ele a destruiu.
Notando que parecia estar faltando um verbo na tumba, os autores de “Holy Blood and the Holy Grail” imaginaram se isto pudesse ser um anagrama. Seguindo a mostra de um documentário baseado no trabalho deles, eles foram contactados por um espectador que já tinha arranjado as letras para formar ‘I Tego Arcana Dei’. Em inglês isto significa : ‘Afaste-se! Eu escondo os Segredos de Deus”, criando a especulação que a tumba em algum tempo possa ter hospedado os restos de Jesus, ou de um de seus descendentes, assumindo que ele tivesse algum.
Bérenger Saunière (1852-1917)
Marie Dénarnaud (1868-1953)
Em seu retorno a Rennes, Sauniere reassumiu suas restaurações. Ele também começou a gastar em uma escala sem precedentes. Ele construiu uma torre, a Tour Magdala [a Torre de Madalena] que se equilibra precariamente no lado de uma montanha, uma mansão conhecida como Vila Betania na qual ele viveu, jardins zoológicos e uma biblioteca, bem como uma coleção de trabalhos de artes e antiguidades. Em tudo isso é dito que ele tenha gasto um excesso de 250.000 francos acima de sua renda declarada, uma soma extraordinária de dinheiro para um sacerdote paroquial comum. De onde veio isso é um completo mistério.
Torre Magdala- Rennes-le-Château. Sul de França
Ele também entreteve os vilarinhos e a nobreza igualmente. É dito que ele abriu várias contas bancárias, bem como investiu em ações e cotas de comércio. Seus visitantes incluiram o Secretário de Estado para Cultura Francês e o Arquiduque Johann von Hapsburg, um sobrinho do Imperador da Áustria. É murmurado que Sauniere e o Arquiduque abriram contas bancárias no mesmo dia, e que o Duque depositou uma quantia substancial na conta de Sauniere. Os pagamentos continuaram por vários anos, até mesmo depois que o arquiduque desapareceu.
Saunière com alguns amigos no jardim
Sauniere e Marie também escavaram no pátio da igreja a noite. A inscrição foi apagada na pedra da tumba de Marie, Marquesa de Blanchefort, e as pedras removidas. Marie havia se casado com o último Marquês de Blachefort em 1752. A família dele era descendente do Rei Visigodo Atulph, em cuja família o monarca Merovíngio Dagoberto II também havia se casado. A pedra capital e a placa horizontal também havia sido colocada lá pelo Abade Antoine Bigou em 1791, dez anos depois que Marie havia morrido, pouco antes que Bigou fugisse para a Espanha, na véspera da Revolução Francesa.
Desconhecido por Sauniere embora, a inscrição na pedra na tumba já havia sido copiada. As pedras parecem conter um número de erros, com as palavras deliberadamente mal soletradas e as letras faltando. As últimas poucas palavras devem ler ‘Requiescat in Pace’ ou ‘Decanse em Paz”, mas ao invés elas aparecem como ‘Requies Catin Pace’. Catin é a gíria francesa para meretriz.
O nome da família do marido de Marie é D’Hautpaul e também é mal soletrado como Dhaupoul. Poule também é uma gíria para prostituta, assim isso pode ser traduzido como “alta prostituta” . Talvez então isto tivese algo a ver com Maria Madalena, que é tradicionalmente vista como uma prostituta caída. Talvez isso tivesse a ver com a afirmação do Priorado que os Merovíngios são os descendentes dela.
Segundo os registros da Igreja, havia uma cripta sob a igreja onde membros da família D’Hautpaul, inclusive Marie, foram enterrados. Isto então significaria quje Marie teve duas tumbas. Quando Sauniere descobriu a Pedra do Cavaleiro, ele pode ter descoberto esta cripta e seus conteúdos. Se Marie foi enterrada na Igreja, então o que ou quem estava enterrado no pátio da igreja?
As autoridades da Igreja fizeram um olho cego às travessuras de Sauniere, mas quando o Bispo de Carcassone morreu, seu substituo pediu a Sauniere que explicasse sua riqueza. Ele declarou que ela tinha vindo sob a forma de doações, e se recusou a revelar seus benfeitores, afirmando que o dinheiro tinha sido doado sem o conhecimento das famílias deles. Se verdade, então eles eram indivíduos excepcionalmente ricos para que tais somas passassem desapercebidas do resto de suas famílias. O novo bispo então transferiu Sauniere para uma nova paróquia, mas ele se recusou a mudar. O Bispo então o acusou de simonia [vender missas] e Sauniere foi subsequentemente suspenso. Ele apelou ao Vaticano e foi reinstalado, sugerindo que eles sabiam o segredo de sua riqueza e de onde ela tinha vindo.
Em 17 de janeiro de 1917, com 65 anos, Sauniere sofreu um ataque cardíaco. Um sacerdote foi chamado para administrar os últimos sacramentos e ouvir sua confissão final. É dito que ele saiu pouco depois, visivelmente abalado, tendo se recusado a dar a absolvição. Sauniere viveu apenas mais cinco dias e morreu em 22 de janeiro.
A leitura de seu testamento foi avidamente antecipada, mas para surpresa de todo mundo ele foi declarado completamente sem dinheiro, já que antes de sua morte toda sua riqueza havia sido transferida para sua governanta, Marie Denarnaud.
Depois da Segunda Guerra Mundial, como meio de pegar os evasores de impostos e colaboradores do tempo de guerra, o governo francês emitiu uma nova moeda. Os cidadãos eram obrigados a contabilizarem todos os seus fundos quando trocavam a velha moeda pela nova. Marie foi dita ter sido vista no jardim da Vila Betania enterrando grandes quantidades do velho dinheiro.
Depois de sua morte, o corpo de Sauniere foi sentado ereto, a ar aberto, enquanto os vilarinhos passavam, cada um pegando as franjas de sua batina. Isto traz a mente a crença que os poderes sobrenaturais dos Merovíngios se estendiam até mesmo as franjas de suas vestes. Talvez então o próprio Sauniere fosse um descendente Merovingio? Talvez ele tivesse chantageado outros de descendência Merovíngia, extorquindo dinheiro para que ele não revelasse o paradeiro deles. Talvez a Igreja o estivese pagando para manter segredo a respeito da continuação desta linhagem.
Em 1946, a Villa foi vendida a Noel Corbu, um homem de negócios, com o entendimento que Marie podia continuar a viver lá pelo resto da vida dela. Segundo o escritor francês Gerard de Sede, Corbu pode ter estado atuando em conluio com o Vaticano, que estava desesperado para por as mãos na propriedade. Corbu sugere que a Igreja havia feito várias tentativas de persudir Marie a vender, mas ela recusou.
Seja qual for a verdade, Corbu pediu ao Vaticano uma garantia e eles deram o passo não usual de enviar um embaixador papal diretamente a Carcassone para lidar com a matéria. Este não foi nenhum outro que o Cardeal Roncalli, que mais tarde se tornou o Papa João XXIII. A garantia foi inicialmente recusada mas o Vaticano mais tarde mudou de idéia, o que aumenta a especulação.
É dito que Marie prometeu a Corbu que antes que ela morresse ela contaria a ele um segredo que o tornaria um homem rico e poderoso. Contudo, em 29 de janeiro de 1953, aos 85 anos, ela sofreu um derrame que a deixou incapaz de falar. Para frustração de todo mundo, ela morreu pouco depois, levando o segredo com ela.
Quanto a Corbu, ele vendeu a Villa em 1962, e comprou um castelo que formalmente havia pertencido aos Cátaros. Em 28 de maio de 1968, um caminhão esmagou o carro dele. Segundo as testemunhas, o caminhão tinha estacionado ao longo da estrada. Quando o carro de Corbu passava, ele foi esmagado com ele ainda dentro.
Henry Lincoln, co-autor de “”Holy Blood and the Holy Grail”, primeiramente se tornou interessado nesta história em 1969. Em fevereiro de 1972, o primeiro dos três documentários foi mostrado, intitulado “O Tesouro Perdido de Jerusalém?”. Lincoln subsequentemente recebeu uma carta de um sacerdote anglicano aposentado que afirmou que o que Sauniere havia desenterrado era a prova de que Jesus não morreu na cruz. O sacerdote afirmou haver recebido esta informação de um colega clérigo anglicano, Canon Alfred Leslie Lilley, que durante sua juventude havia trabalhado em Paris com Emile Hoffet.
Os autores de “Holy Blood and the Holy Grail” tem por duas vezes tido os relevantes arquivos no Vaticano examinados para informação sobre Sauniere. Em ambas ocasiões, seus pesquisadores relataram que nada podia sr encontrado. Não havia registros nem mesmo que ele tivesse existido. Isto parece de certa forma estranho, e sugere que toda informação a respeito de Sauniere tinha sido por alguma razão deliberadamente removida.
Então permanecem duas perguntas: O que Sauniere descobriu? E de onde veio a riqueza dele?
(segue...)
PINHO Cardoso- Mensagens : 30
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Re: RENNES LE CHATEAUX: E O MISTÉRIO MEROVÍNGIO
Interessante...
f
Merovíngios na cultura popular
Os merovíngios são retratados no livro O Santo Graal e a Linhagem Sagrada, de Michael Baigent, Richard Leigh e Henry Lincoln, no qual se reivindica que eles sejam descendentes de Jesus.
O merovíngio é uma personagem dos filmes The Matrix Reloaded e The Matrix Revolutions.
'Merovíngio é uma das palavras soletradas retratada no filme Akeelah and the Bee.
O adjetivo "merovíngio" é usado pelo menos cinco vezes em Em Busca do Tempo Perdido de Marcel Proust.
No filme de 2006 O Código Da Vinci a principal personagem, Sophie, descobre que ela é uma descendente da linhagem merovíngia, assim como de Jesus Cristo.
f
SeuMadruga- Mensagens : 8
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