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Mensagem por PINHO Cardoso Dom 25 Dez 2011 - 13:36

NEFERTITI:"A MAIS BELA CHEGOU" Nefertiti

O seu nome significa "a mais Bela chegou", o que levou muitos investigadores a considerarem que Nefertiti teria uma origem estrangeira, tendo sido identificada por alguns autores como Tadukhipa, uma princesa do Império Mitanni (império que existiu no que é hoje a região oriental da Turquia), filha do rei Tushratta.

Sabe-se que durante o reinado de Amen-hotep III chegaram ao Egito cerca de trezentas mulheres de Mitanni para integrar o harém do rei, num gesto de amizade daquele império para com o Egito.
Nefertiti pode ter sido uma dessas mulheres, que adotou um nome egípcio e os costumes do país.Contudo, nos últimos tempos tem vingado a hipótese de Nefertiti ser egípcia, filha de Ay, alto funcionário egípcio responsável pelo corpo de carros de guerra que chegaria a ser faraó após a morte de Tutankhamon.Aye era irmão da rainha Tié, esposa principal do rei Amen-hotep III, o pai de Akhenaton; esta hipótese faria do marido de Nefertiti o seu primo.
Sabe-se que a família de Aye era oriunda de Akhmin e que este tinha tido uma esposa que faleceu (provavelmente a mãe de Nefertiti durante o parto), tendo casado com a dama Tié.

NEFERTITI:"A MAIS BELA CHEGOU" Nefertiti1
Nefertiti (c. 1380 - 1345 a.C.) foi uma rainha da XVIII dinastia do Antigo Egipto, esposa principal do faraó Amen-hotep IV, mais conhecido como Akhenaton.

De igual forma o nome Nefertiti, embora não fosse comum no Egito, tinha um alusão teológica relacionada com a deusa Hathor, sendo aplicado à esposa real durante a celebração da festa Sed do rei (uma festa celebrada quando este completava trinta anos de reinado) .
Não se sabe que idade teria Nefertiti quando casou com Amen-hotep (o futuro Akhenaton). A idade média de casamento para as mulheres no Antigo Egipto eram os treze anos e para os homens os dezoito. É provável que tenha casado com Amen-hotep pouco tempo antes deste se tornar rei.

NEFERTITI:"A MAIS BELA CHEGOU" 2-

O seu marido não estava destinado a ser rei. Devido à morte do herdeiro, o filho mais velho de Amen-hotep III, Tutmés, Amen-hotep ocupou o lugar destinado ao irmão. Alguns autores defendem uma co-regência entre Amen-hotep III e Amen-hotep IV, mas a questão está longe de ser pacífica no meio egiptológico.
A prática das co-regência era uma forma do rei preparar uma sucessão sem problemas, associando um filho ao poder alguns anos da sua morte.
Nos primeiros anos do reinado de Amen-hotep começaram a preparar-se as mudanças religiosas que culminariam na doutrina chamada de "atonismo" (dado ao fato do deus Aton ocupar nela uma posição central).
Amen-hotep ordenou a construção de quatro templos dedicados a Aton junto ao templo de Amon em Karnak, o que seria talvez uma tentativa por parte do faraó de fundir os cultos dos dois deuses. Num desses templos, de nome Hutbenben (Casa da pedra Benben), Nefertiti aparece representada como a única oficiante do culto, acompanhada de uma filha, Meketaton.
Esta cena pode ser datada do quarto ano do reinado, o que é revelador da importância religiosa desempenhada pela rainha desde o início do reinado do seu esposo.
No ano quinto do reinado, Amen-hotep IV decidiu mudar o seu nome para Akhenaton, tendo Nefertiti colocado diante do seu nome de nascimento o nome Nefernefernuaton, "perfeita é a perfeição de Aton". Nefertiti passou a partir de então a ser representada com a coroa azul, em vez do toucado constituído por duas plumas e um disco solar, habitual nas rainhas egípcias.
Durante algum tempo defendeu-se que Akhenaton teria introduzido pela primeira vez na história do mundo o conceito do monoteísmo, impondo às classes sacerdotais e populares o conceito de um só deus, o deus do sol, onde o disco solar representava o deus sol que regia sobre tudo na face da terra. Hoje em dia porém considera-se que seria um henoteísmo (do grego hen theos, "um deus") é termo criado pelo orientalista e estudioso das religiões Max Müller (1823-1900) para designar a crença em um deus único, mesmo aceitando a existência possível de outros deuses... Seu objetivo era estudar comparativamente as religiões orientais e o monoteísmo judaico, islâmico e cristão, contestando a superioridade teológica deste perante outras concepções de divindade. Termos equivalentes a essa ideia são "monoteísmo inclusivo" e "politeísmo monárquico". Nesse sentido, um "deus" pode se referir a uma personificação (entre outras) do Deus supremo, mas também pode-se atribuir a esse Deus o poder de assumir múltiplas personalidades... http://pt.wikipedia.org/wiki/Henote%C3%ADsmo) exacerbado.

Os muitos templos que celebravam os deuses tradicionais do Egito foram todos rededicados pelo rei ao novo deus por ele imposto. Especula-se que esta pequena revolução, entre outros possíveis objetivos, possa ter servido para consolidar e engrandecer ainda mais o poder e importância do faraó.
Após o reinado de Akhenaton, o Egito antigo voltaria às suas práticas religiosas politeístas.


NEFERTITI EM AKHETATON


NEFERTITI:"A MAIS BELA CHEGOU" Cidade


Akhenaton decidiu, igualmente a construção de uma nova capital para o Egito dedicada a Aton, que recebeu o nome de Akhetaton ("O Horizonte de Aton"). A cidade situava-se a meio caminho entre Tebas e Mênfis, sendo o lugar onde se encontram hoje as suas ruínas conhecido como Amarna. A cidade foi inaugurada no oitavo reinado de Akhenaton, demorando apenas 3 anos para ficar pronta!
Um talatat (bloco de pedra) de Hermópolis (perto de Amarna) mostra a rainha Nefertiti a destruir o inimigo do Egipto, personificado por mulheres prisioneiras, numa cena que até então tinha sido reservada aos reis desde os tempos da Paleta de Narmer.

NEFERTITI:"A MAIS BELA CHEGOU" 3
ESTELA QUE REPRESENTA A FAMÍLIA REAL

Obs: Estelas são monumentos líticos (feitos de pedra) normalmente feitas em um só bloco, contendo representações pictóricas e inscrições. http://pt.wikipedia.org/wiki/Estela


VIDA FAMILIAR


Nefertiti teve seis filhas com Akhenaton : Meritaton, Meketaton, Ankhesenpaaton, Neferneferuaton, Neferneferuré e Setepenré. Pensa-se que as três primeiras filhas nasceram em Tebas antes do sexto ano de reinado e as três últimas em Akhetaton entre o sexto e o nono ano de reinado.A segunda filha do casal, Meketaton, faleceu pouco antes do décimo segundo ano de reinado, como mostra uma cena que representa Akhenaton e Nefertiti a chorar diante do leito de morte da filha, essa filha teria morrido afogada.
Durante o reinado de Akhenaton espalhou-se por todo Egypto uma peste, além de um surto de malária, conhecido na época como "doença mágica" que matou 3 filhas do casal, além de quase ceifar a vida de Tuthankamon.
A família real é representada em várias estelas em cena de intimidade familiar, com Nefertiti a amamentar uma filha ou com o casal a brincar com estas enquanto recebe os raios de Aton, que terminam em mãos com o símbolo do ankh.

NEFERTITI:"A MAIS BELA CHEGOU" Ankh1
Trata-se de representações até então não presentes na arte egípcia.


NEFERTITI:"A MAIS BELA CHEGOU" 4
2 FILHAS DE NEFERTITI.FRAGMENTOS DE UMA PINTURA MURAL DE AMARNA

Um aspecto que gera alguma perplexidade nestas representações são os crânios alongados dos membros da família real. Akhenaton, por exemplo, surge em estátuas e relevos como um homem muito diferente da norma e representado fora dos padrões rígidos da cultura milenar da época, exibindo femininos e andróginos, com uma cintura fina, porém com quadris largos e coxas decididamente femininas. Além disso, em várias obras os seus seios são aparentes.
A sua face também aparece alongada e com lábios carnudos, femininos e sensuais. Para alguns estas características indicariam que a família sofreria de síndrome de Marfan (O Sindrome de Guedes, também conhecida como Aracnodactilia, é uma desordem do tecido conjuntivo caracterizada por membros anormalmente longos.
A doença também afeta outras estruturas do corpo, incluindo o esqueleto, os pulmões, os olhos, o coração e os vasos sanguíneos, mas de maneira menos óbvia. Seu nome vem de Antoine Marfan, o pediatra francês que primeiro a descreveu, em 1896... http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%ADndrome_de_Marfan) enquanto que outros consideram tratar-se de uma mera tendência estética exagerada, que visava criar novos padrões estéticos à semelhança do que tinha acontecido no campo da religião, segundo historiadores, Akhenaton queria mostrar nessas esculturas que somos muito mais que imagens, e pedia para ser retratado dessas formas para escandalizar os co-cidadãos, e também pelo fato de querer mostrar que ele era o "Grande esposo real" de Nefertiti, que assumiu a direção do Egypto como co-regente, deixando Akhenaton livre para ser o sumo sacerdote de Aton, as únicas imagens reais de Akhenaton e Nefertiti foram esculpidas em suas tumbas mortuárias, onde mostram claramente que Nefertiti era a mulher mais bela da época e Akhenaton não tinha os traços dos egípcios conhecidos.
Com Kia, uma esposa secundária, Akhenaton teve dois filhos, Nebnefer, que morreu durante o surto de peste e Tutankhaton que depois que voltou á Tebas foi obrigado a mudar seu nome para Tuthankamon, pois depois da morte de Akhenaton, o Deus Aton, foi proscrito por alguns anos.
Kia teria morrido no parto de Tutankhamon, e a mesma serviu apenas para dar a Akhenaton dois filhos homens para continuar o reinado, visto que Nefertiti não conseguia gerar filhos varões.


NEFERTITI:"A MAIS BELA CHEGOU" 5
BUSTO INACABADO DE NEFERTITI


O DESAPARECIMENTO DA RAINHA
Nefertiti acompanhou o seu marido lado a lado em seu reinado porém, a certa altura, no ano 12 do reinado de Amen-hotep ela esvanesce e não é mais mencionada em qualquer obra comemorativa ou inscrições e parece ter sumido sem deixar quaisquer pistas.

Este desaparecimento foi interpretado inicialmente como uma queda da rainha, que teria deixado de ser a principal amada do faraó, preterida a favor de Kiya.
Objetos da rainha encontrados num palácio situado no bairro norte de Amarna sustentam a visão de um afastamento.
Hoje em dia considera-se que o mais provável foi o contrário : Kiya foi talvez afastada por uma Nefertiti ciumenta.
Uma hipótese que procura explicar o silêncio das fontes considera que Nefertiti mudou novamente de nome para Ankhetkheperuré Nefernefernuaton. Esta mudança estaria relacionada com a sua ascensão ao estatuto de co-regente.
Ainda segundo a mesma hipótese quando Akhenaton faleceu Nefertiti mudou novamente de nome para Ankhetkheperuré Semenkharé e governou como faraó durante cerca de dois anos. Há ainda outra hipótese, como os sacerdotes de Amon não aceitavam o Deus Aton como único do Egipto, eles teriam mandado assassinar Nefertiti pois a consideravam o braço direito de Akhenaton, sua morte teria desestabilizado o faraó que tinha em sua figura o apoio indiscutível para o Projeto do "Deus Único" representado por Aton, cerca de dois anos depois, Akhenaton veio a falecer de forma misteriosa, assim, sua filha primogênita com Nefertiti - Meritaton, foi elevada ao estatuto de "grande esposa real". O seu reinado foi curto, pois segundo historiadores, ela, seu marido e outros habitantes de Amarna na época foram assassinados e proscritos.
Restando de sangue real apenas, Tuthankamon então com 9 anos e sua outra irmã Ankhesenamon com 11 anos.Porém, muitos especialistas acreditam que esta pessoa foi um filho de Akhenaton. Já outros egiptólogos, como o professor David O'Oconnor da Universidade de Nova York (New York University), especulam : Poderia se tratar de amor entre iguais, entre dois homens, dadas as características singulares de Akhenaton?

NEFERTITI:"A MAIS BELA CHEGOU" 6
BUSTO DE NEFERTITI

O BUSTO DE NEFERTITI

A 6 de Dezembro de 1912 foi encontrado em Amarna o famoso busto da rainha Nefertiti, por vezes também designado como o "busto de Berlim" em função de se encontrar na capital alemã. A descoberta foi da responsabilidade de uma equipe arqueológica da Sociedade Oriental Alemã (Deutsche Orient Gesellchaft) liderada por Ludwig Borchardt (1863-1938). A peça foi encontrada na zona residencial do bairro sul da cidade, na casa e oficina do escultor Tutmés.O busto de Nefertiti mede 50 cm de altura, tratando-se de uma obra inacabada. A prova encontra-se no olho esquerdo da escultura, que não tem a córnea inscrustrada; Ludwig Borchardt julgou que esta se teria desprendido quando encontrou o busto, mas estudos posteriores revelaram que esta nunca foi colocada para não causar inveja as deusas.Segundo o costume da época os achados de uma escavação eram partilhados entre o Egito
e os detentores da licença de escavação. O busto de Nefertiti acabaria por ser enviado para a Alemanha, onde foi entregue a James Simon, uma dos patrocinadores da expedição. Contudo, a forma como saiu do Egipto é pouco clara e alvo de disputas. Atualmente o Egito alega que Borchardt escondeu a peça, versão contraposta à que alega que os responsáveis pelas antiguidades egípcias não deram importantância ao busto, deixando-o partir. Em 1920 a obra foi doada ao Museu Egípcio de Berlim, onde passou a ser exibida a partir de 1923, tornando-se uma das atrações da instituição.Até então, as representações conhecidas da rainha, mostravam-na com um crânio alongado, sendo a rainha vista como uma mulher que provavelmente sofria de tuberculose.
O busto revelou-se determinante na alteração da percepção da rainha, que muitas mulheres dos anos 30 procurariam imitar em bailes de máscaras.
Durante a Segunda Guerra Mundial a Alemanha retirou as peças dos museus de Berlim para colocá-las em abrigos. O busto de Nefertiti foi guardado num abrigo na Turíngia, onde permaneceu até ao fim da guerra até que o exército americano o levou para Wiesbaden. Em 1956 o busto regressou a Berlim Ocidental.



Em 1898 o egiptólogo Victor Loret descobriu o túmulo do rei Amen-hotep II no Vale dos Reis. Como foi o trigésimo quinto túmulo a ser encontrado, este recebeu a designação de "KV35" na moderna egiptologia (King Valley´s 35).
Para além da múmia deste rei, encontraram-se onze múmias numa câmara selada do túmulo. o que de novo levantava a possibilidade desta ser a múmia de Nefertiti.
Todas as jóias que a ligavam com a realeza foram roubadas. Mas ainda assim através do raio-X foi possível identificar os famosos 'pinos de Nefer' usados pela rainha Neferititi e também usados na mumificação de membros da família real.
O cérebro da múmia também foi preservado, uma característica da décima oitava dinastia(a dinastia em qual Akhenaton governou).
Três destas múmias foram deixadas no local, devido ao seu elevado estado de deterioração, tendo as restantes sido levadas para o Museu Egípcio. Duas múmias eram de mulheres e a terceira de um rapaz.
Apesar da arqueóloga britânica Joann Fletcher acreditar que encontrou a múmia de Nefertiti, o fato foi desmentido em julho de 2007. Baseados em tomografia computadorizada realizada na múmia, uma equipe de arqueólogos chegou à conclusão de que mais provavelmente o corpo é o de Kiya, a esposa secundária de Akhenaton. Novas pistas fornecidas pelo computador, como a idade provável da morte e a evidência de parto, entre outras, permitiram chegar a tal resultado.

Depois de 12 anos de estudos ela havia chegado à conclusão, em 2005, que um dos corpos existentes na chamada tumba KV35 do Vale dos Reis pertenceu àquela rainha. A opinião não era compartilhada por grande parte dos egiptólogos mais famosos, mas Fletcher prosseguia na batalha para provar sua tese. A pesquisadora acreditava ter acumulado dados científicos suficientes para poder fazer essa ousada afirmação sem hesitar. Ou, pelo menos, de que a múmia pertencia a uma mulher egípcia com significativos poderes reais pertencente aos últimos anos da XVIII dinastia (c. 1550 a 1307 a.C.). Outra das possibilidades é a de que a múmia pertença a uma das filhas de Nefertiti, no que alguns arqueólogos acreditam. A múmia, que tem a cabeça raspada e cujas bandagens foram retiradas, está enigmaticamente danificada.
NEFERTITI:"A MAIS BELA CHEGOU" Ach_nefertiti

Em 2005 Joann Fletcher completou 37 anos de idade e desde os 22 anos vinha estudando numerosas múmias pertencentes a várias culturas antigas. No passado, quando trabalhava numa tese sobre o cabelo usado pelos egípcios, chamou-lhe a atenção uma peruca que havia sido descrita na literatura por Victor Loret, descobridor da tumba KV35 em 1898. Ele informou ter encontrado, em uma das câmaras laterais da tumba, junto a uma múmia de cabeça raspada, um aplique cuja contorno se assemelhava fortemente com o do famoso busto de Nefertiti do Museu de Berlim. No decorrer da pesquisa ela viu no Museu do Cairo um aplique sem etiqueta que, em investigação posterior, descobriu ter vindo da tumba KV35. A curta peruca incompleta parecia ter sido produzida, provavelmente, no estilo núbio, como era usado pelas mulheres reais de Amarna. A múmia outrora conhecida como "a mulher mais jovem" (Nefertiti?) está junto de outros dois corpos. Os três foram antigamente desprovidos da maioria de suas bandagens e, então, desapareceram as identidades que provavelmente teriam sido inscritas nelas. A cabeça raspada é apenas uma das coisas que diferenciam Nefertiti da "mulher mais velha" (rainha Teye?) com seus cabelos longos e soltos e unhas perfeitamente tratadas, e do "menino" (príncipe Tutmósis?) com seu penteado em trança lateral característico dos jovens. Um dos indícios de que talvez a múmia fosse de Nefertiti, segundo Fletcher, é o fato de que os dedos de seu braço direito estariam dobrados como se estivessem segurando um cetro real e apenas a reis e rainhas era dado o privilégio de serem enterrados com essa insígnia de poder. Outra pista eram marcas no crânio que podem ter sido deixadas pela faixa apertada que ela usava na cabeça. Um terceiro indicadivo era o fato de que os lóbulos das orelhas estão duplamente perfurados, já que se acredita que a esposa de Akenaton foi uma das duas únicas mulheres reais egípcias que usaram dois brincos em cada orelha.

A face da múmia que poderia ser a de Nefertiti está mutilada: a boca foi arrancada de forma selvagem. O braço direito foi separado do corpo abaixo do ombro. O tórax tem um enorme buraco nele. Estas são apenas as atrocidades mais visíveis. Há ainda outras que estão sendo analisadas pelos peritos como, por exemplo, nos pés. Presume-se que os ladrões de tumbas mutilavam os corpos na procura por jóias. Nesse caso, porém, há evidências de que os corpos foram cuidadosa e intencionalmente mutilados depois de retiradas suas bandagens. Os técnicos tentam determinar que tipo de arma teria infligido os ferimentos. Bronze, por exemplo, era um metal precioso. Quem teria tido acesso a ele? Alguém sistematicamente danificou a múmia com lâminas afiadas que cortaram diretamente até ao osso. Os antigos egípcios acreditavam que um dano causado ao cadáver poderia tornar o corpo incapaz de reviver no além túmulo. Privando-se um corpo de sua boca, por exemplo, a alma seria privada do sopro da vida; desfigurando seus pés, o corpo ficaria incapacitado de andar na vida após a morte. Tudo indica que os mutiladores estavam tentando levar a que seria Nefertiti a uma danação eterna. Pelo menos um dos ferimentos na múmia pode ter sido causado em vida e resultado em severa perda de sangue.
http://www.fascinioegito.sh06.com/ach_nefertiti.htm
http://www.bbc.co.uk/portuguese/cultura/030610_nefertitimp.shtml
http://conscienciaelevadaaodobro.blogspot.com/2011/07/nefertiti.html
http://www.fascinioegito.sh06.com/cidades.htm
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Mensagem por Montenegro Sáb 31 Dez 2011 - 15:10

Otimo post, já havia assitido um documentário sobre o casal real egipcio.
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