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Sorria! Você está sendo...
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Sorria! Você está sendo...
Tenho ressaltado que a informação é a base da educação da sociedade e evidentemente ela serve para tornar cada cidadão coinsciente de nossas realidades e neste contexto, sem mera coincidência, a base das informações são produzidas pelos meios de comunicação, bem como, somados às circunstâncias políticas, econômicas e sociais que acontecem em qualquer País do mundo e especialmente no Brasil, deveria em tese, servir para aprimorar nossa democracia e criar no cidadão comum, uma consciência imparcial dos fatos, más, infelizmente não é o que vem acontecendo ao longo do tempo.
Os meios de comunicação, grosso modo, todos são corporativos, defendem alguma ideologia que vem de encontro com o pensamento das pessoas, então, estas se submetem voluntariamente ao que eles defendem, entretanto, a escolha de um destes lados só vem causando na própria sociedade sua divisão.
É preciso concordar que o dinheiro é capaz de produzir em qualquer meio de comunicação, o espaço necessário, para até usar a notícias e fatos de forma oportunista, fazer proselitismo ideológico barato e isto nunca será uma crítica á democracia saudável, exceto, beneficiar financeiramente o grupo que usa tal estratégia.
A mídia omite a si mesma de suas análises políticas. Ela se trata como uma espécie de deidade intocável, a “imprensa independente”, ou “imprensa livre”, quando na verdade sabemos que são empresas com interesses econômicos muito específicos.
Alguns meios de comunicação por exemplo, tem outras empresas que vendem livros didáticos para o Estado, e tem faturado milhões com esse negócio, onde há uma relação promíscua entre política e imprensa, oxalá, uma máfia.
.
Em alguns jornais ou revistas, etc, , os princípios editoriais, poderiam ser considerados “piadas de mau gosto”, porém, isto não importa, afinal o objetivo é faturar, mesmo que isto venha oprimir ideologicamente a sociedade e fazem até mais, usam do mesmo processo com seus jornalistas, colunistas, etc e pouco importa se estão violentando suas liberdades, inclusive de se manifestarem politicamente contrários ao interesse das mesmas.
A mídia no geral, deveria defender a liberdade de expressão ou de pensamento, mais tal condição não vale nada, quando contraria não só seus interesses financeiros ou econômicos, mas, principalmente os interesses políticos ou ideológicos, assim com certeza, podem estar inseridos parte dos profissionais em comunicação, más mesmo havendo aqueles que pensam diferente, devem se render ás ordens de seus patrões, em sacrifício da própria notícia ou fato.
Assim, mais uma vez a mídia omite seu próprio poder, além de mentir e manipular a sociedade, pode destruir a vida das pessoas, com denúncias vazias, factoides, mentiras, especialmente quando estas representam o perigo para as mesmas, por conhecerem os fatos verdadeiros, que não interessa em serem divulgados e quando impossibilitada disso, desconstrói os mesmos e até suas famílias.
Más, quando os envolvidos em qualquer esquema desonesto são aliados da mesma, aí existe a blindagem, então, a suposta liberdade de expressão, torna-se flexível.
Mas, felizmente existe uma luz no fim do túnel, blogueiros e comentaristas que não são amordaçados pelos “códigos de conduta” que alguns meios impõem tiranicamente à seus empregados.
Um fato provavelmente conhecido pela maioria da sociedade é que as empresas de comunicação em geral, recebem verbas publicitárias dos governos ( municipal, estadual e federal), de suas empresas estatais, etc, más em que valores?
. A seguir vai uma amostragem publicada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República e mostra quem é quem entre os beneficiários de recursos oficiais de publicidade, especialmente as TVs, saber:
Globo Comunicação e Participações S.A – 50.029.241,00
Rádio e Televisão Record – 23.390.960,00
TV SBT Canal 4 de São Paulo – 19.394.613,00
Rádio e Televisão Bandeirantes – 6.328.810,00
TV Ômega (RedeTV!) – 3.197.261,00
Globo Comunicação e Participações L.T.D.A – 833.803,00
Globosat Programadora – 810.281,00
Valor Econômico – 164.017,00
Editora Jornal do Commercio – 159.230,00
Estado de Minas – 152.874,00
OBS: Se interessar a lista completas das empresas de comunicação está no site “ O escrivinhador”.
Mais retornando á questão acima, reflitam sobre a seguinte realidade do cidadão brasileiro::
As pessoas que apoiam alguma atitude dos governos num determinado dia, no outro, são veemente contra, para nos demais, voltarem á apoiar, nem sempre, com a exclusiva independência de juízo.
Tem sido estratégia comum por parte de muitos deles, tentar impor a “carapuça” que a maioria dos brasileiros é analfabeto funcional e infelizmente conseguem, visto que parte de nossa sociedade está interessada, inclusive até boa parte da melhor esclarecida, a se preocupar com modismos ou com a vida das celebridades, que de fato, nada acrescentam no viver das mesmas.
É preciso salientar que a “blogosfera”, hoje integradas ás redes sociais, também são instáveis, anárquicas, imprevisíveis, más, “LIVRE”, extraordinariamente diferente dos meios de comunicação tradicional, estes que, aliás, dão recibo ás suas inseguranças perante um novo mundo.
Portanto, voltando ao título deste artigo:
Sorria! Você pode estar sendo manipulado?
Os meios de comunicação, grosso modo, todos são corporativos, defendem alguma ideologia que vem de encontro com o pensamento das pessoas, então, estas se submetem voluntariamente ao que eles defendem, entretanto, a escolha de um destes lados só vem causando na própria sociedade sua divisão.
É preciso concordar que o dinheiro é capaz de produzir em qualquer meio de comunicação, o espaço necessário, para até usar a notícias e fatos de forma oportunista, fazer proselitismo ideológico barato e isto nunca será uma crítica á democracia saudável, exceto, beneficiar financeiramente o grupo que usa tal estratégia.
A mídia omite a si mesma de suas análises políticas. Ela se trata como uma espécie de deidade intocável, a “imprensa independente”, ou “imprensa livre”, quando na verdade sabemos que são empresas com interesses econômicos muito específicos.
Alguns meios de comunicação por exemplo, tem outras empresas que vendem livros didáticos para o Estado, e tem faturado milhões com esse negócio, onde há uma relação promíscua entre política e imprensa, oxalá, uma máfia.
.
Em alguns jornais ou revistas, etc, , os princípios editoriais, poderiam ser considerados “piadas de mau gosto”, porém, isto não importa, afinal o objetivo é faturar, mesmo que isto venha oprimir ideologicamente a sociedade e fazem até mais, usam do mesmo processo com seus jornalistas, colunistas, etc e pouco importa se estão violentando suas liberdades, inclusive de se manifestarem politicamente contrários ao interesse das mesmas.
A mídia no geral, deveria defender a liberdade de expressão ou de pensamento, mais tal condição não vale nada, quando contraria não só seus interesses financeiros ou econômicos, mas, principalmente os interesses políticos ou ideológicos, assim com certeza, podem estar inseridos parte dos profissionais em comunicação, más mesmo havendo aqueles que pensam diferente, devem se render ás ordens de seus patrões, em sacrifício da própria notícia ou fato.
Assim, mais uma vez a mídia omite seu próprio poder, além de mentir e manipular a sociedade, pode destruir a vida das pessoas, com denúncias vazias, factoides, mentiras, especialmente quando estas representam o perigo para as mesmas, por conhecerem os fatos verdadeiros, que não interessa em serem divulgados e quando impossibilitada disso, desconstrói os mesmos e até suas famílias.
Más, quando os envolvidos em qualquer esquema desonesto são aliados da mesma, aí existe a blindagem, então, a suposta liberdade de expressão, torna-se flexível.
Mas, felizmente existe uma luz no fim do túnel, blogueiros e comentaristas que não são amordaçados pelos “códigos de conduta” que alguns meios impõem tiranicamente à seus empregados.
Um fato provavelmente conhecido pela maioria da sociedade é que as empresas de comunicação em geral, recebem verbas publicitárias dos governos ( municipal, estadual e federal), de suas empresas estatais, etc, más em que valores?
. A seguir vai uma amostragem publicada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República e mostra quem é quem entre os beneficiários de recursos oficiais de publicidade, especialmente as TVs, saber:
Globo Comunicação e Participações S.A – 50.029.241,00
Rádio e Televisão Record – 23.390.960,00
TV SBT Canal 4 de São Paulo – 19.394.613,00
Rádio e Televisão Bandeirantes – 6.328.810,00
TV Ômega (RedeTV!) – 3.197.261,00
Globo Comunicação e Participações L.T.D.A – 833.803,00
Globosat Programadora – 810.281,00
Valor Econômico – 164.017,00
Editora Jornal do Commercio – 159.230,00
Estado de Minas – 152.874,00
OBS: Se interessar a lista completas das empresas de comunicação está no site “ O escrivinhador”.
Mais retornando á questão acima, reflitam sobre a seguinte realidade do cidadão brasileiro::
As pessoas que apoiam alguma atitude dos governos num determinado dia, no outro, são veemente contra, para nos demais, voltarem á apoiar, nem sempre, com a exclusiva independência de juízo.
Tem sido estratégia comum por parte de muitos deles, tentar impor a “carapuça” que a maioria dos brasileiros é analfabeto funcional e infelizmente conseguem, visto que parte de nossa sociedade está interessada, inclusive até boa parte da melhor esclarecida, a se preocupar com modismos ou com a vida das celebridades, que de fato, nada acrescentam no viver das mesmas.
É preciso salientar que a “blogosfera”, hoje integradas ás redes sociais, também são instáveis, anárquicas, imprevisíveis, más, “LIVRE”, extraordinariamente diferente dos meios de comunicação tradicional, estes que, aliás, dão recibo ás suas inseguranças perante um novo mundo.
Portanto, voltando ao título deste artigo:
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